Federacite promove palestra sobre economia verde durante a Expointer
A Federação dos Clubes de Integração e Trocas de Experiências (Federacite) definiu a programação a ser realizada durante a 47ª Expointer, em Esteio. As atividades ocorrerão dia 27 de agosto na casa da entidade no centro do parque de exposições Assis Brasil. Pela manhã, às 10h, serão apresentadas as três propriedades citeanas de ponta: Agropecuária Dom Vitor de Santa Vitória do Palmar (Sul), Fazenda Ouro Verde Bressan de São Jerônimo (Região Metropolitana) e Cabanha do Capão Alto de Vacaria (Campos de Cima da Serra).
À tarde, além de ser formalizado o CITE 131 do município de Passa Sete, será lançado o 30º livro da Federacite e apresentada uma palestra, cujo tema é: Os desafios do setor produtivo frente a economia verde e aos compromissos internacionais. O assunto será abordado pelo vice-presidente da Farsul engenheiro agrônomo Domingos Velho Lopes (foto). As últimas crises mundiais (pandemia e mudanças climáticas) trouxeram à tona duas questões cruciais do ponto de vista socioeconômico: a garantia da segurança alimentar e a sustentabilidade produtiva. O palestrante destaca que está escancarada a grande responsabilidade dos produtores rurais frente à produção mundial de alimentos de forma sustentável e resiliente. “Somente o setor agropecuário, em especial o brasileiro, pode responder adequadamente a estes desafios”, observa. Domingos Velho Lopes ressalta que o Estado tem papel importante quando o Brasil se candidata em dez anos ser a maior e melhor modelo de agricultura do mundo. Ele citará durante a palestra o Plano de Agricultura de Baixo Carbono, chamado de Plano ABC, que se consolidou como um catalisador de inovação no campo brasileiro. Ainda será apresentado um panorama do cenário internacional e o agro brasileiro, bem como o papel que as instituições têm no enfrentamento dos desafios da economia verde. O conteúdo da palestra está no livro Integração das atividades rurais que será lançado na sequência da exposição do tema no auditório da Federacite na tarde da terça-feira,27/08. Ainda nesta tarde será conhecido o CITE destaque do ano.
Programação:
10h- Abertura
Propriedades citeanas de ponta:
10h15- Agropecuária Dom Vitor ( CITE 73)
11h- Fazenda Ouro Verder Bressan (CITE101)
11h45- Cabanha do Capão Alto (CITE 120)
12h30 – Intervalo
13h45- Formalização do CITE 131 de Passa Sete
14h- Porque utilizar herbicida na pastagem?
14h30 – Apresentação do CITE do ano
14h45- Palestra: Os desafios do setor produtivo frente à economia verde e aos compromissos internacionais com engenheiro agrônomo Domingos Velho Lopes
15h20- Lançamento do livro Integração de atividades rurais
15h40 – Encerramento